VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL

História e objetivos da nossa Orquestra

Uma orquestra com um projeto social transformando a vida de crianças e jovens

Buscando a transformação através da oportunidade, inserção e a difusão da cultura o Projeto Música para Todos iniciou-se em 2011 com o objetivo de realizar a formação de crianças e adolescentes carentes como músicos instrumentistas, e assim futuramente desenvolvendo a Orquestra de Câmara Infanto-Juvenil do Município de Tunas do Paraná, posteriormente foi estendido ao município de Pinhais na região metropolitana. Hoje além do projeto reproduzir música de muita qualidade traz benefícios sociais significativos para a região

No campo social o projeto veio a contribuir para a redução do número de crianças em situação de risco, oferecendo alternativas ao seu desenvolvimento. É considerado pela mídia especializada como projeto sociocultural mais importante do estado do Paraná. Atende à 280 crianças e adolescentes altamente qualificados passam a vislumbram um futuro promissor através da música. Conta com 8 renomados professores instrumentista e professor de Teoria. Além de aulas gratuitas, parte dos alunos receberam com bolsa incentivo de R$ 300,00 e R$ 500,00.

Frutos deste trabalho são as Orquestras de Cordas de Tunas e Orquestra de Cordas de Pinhais que juntas formam a Orquestra Cordas do Paraná, compostas por crianças e adolescentes integrantes do projeto, e esses nossos alunos entre outras grandes ações já participaram de vários Shows Nacionais no Teatro Guaíra ao lado de cantores como Fagner, Ivan Lins, Daniel, Elba Ramalho, Alceu Valença e Zeca Baleiro, além dos shows exclusivos Clássicos do Rock e Clássicos do Cinema, shows estes que foram sucesso de público, consagrados pela crítica em diversas reportagens e extremamente elogiados pelos artistas. Contando o respaldo do Ministério da Cultura e aprovação através da Lei Rouanet, o projeto vem atuando em parceria com empresas comprometidas com a Responsabilidade Social e interessadas na transformação das pessoas através da oportunidade para uma sociedade cada vez melhor.



Nossos principais objetivos

  • Realizar a Formação de Crianças e adolescentes em Músicos Instrumentistas.
  • Apresentar ao público programação eclética e de qualidade.
  • Capacitar através de oficinas, profissionais locais para atuarem como agentes de apoio ao projeto.
  • Promover o trabalho de grupo, a disciplina e a responsabilidade para uma melhor cidadania.
  • Promover a autoestima das crianças e das suas famílias.
  • Aproximar os pais do processo educativo dos filhos.
  • Contribuir para a construção de projetos de vida de crianças e adolescentes.
  • Promover o acesso a uma formação musical inserido esses jovens no mercado de trabalho.
  • Realizar workshops/palestras para o público com compositores, artistas (maestros, Solistas).

  • Impacto social em Tunas mensurado

    Atuando fortemente como ferramenta de transformação social o projeto contribuiu para mudar a realidade de Tunas do Paraná, dois índices são marcantes: o IDEB (índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e a Taxa de Violência, nota-se que antes do projeto Tunas era o pior IDEB do Paraná e a cidade figurava entre as mais violentas do Brasil. Após as ações do Projeto os dados do IDEB tiveram resultados expressivos, com destaque a escola que possui mais alunos no projeto, obtendo inclusive a excelência no IDEB. Além disso, o município desapareceu da relação de cidades no mapa da violência.




    Salto artístico

    Em 2017, o projeto deu um salto no meio artístico, com o Show Clássicos do Rock, tanto é que esse show foi adquirido pela Sony Music, uma das maiores empresas do gênero fonográfico do mundo, esse show é imersão da Orquestra Cordas do Paraná e do Quarteto Iguaçu ao universo do rock n’ roll, aclamados pelo público por apresentações clássicas, eruditas e populares brasileiras, os músicos assumiram o desafio de homenagear bandas internacionais, como Led Zeppelin, Linkin Park, Metallica, Alice Cooper, Guns N' Roses, AC/DC, Pink Floyd, Bon Jovi, Scorpions, Queen, Iron Maiden, entre outros. Apresentando releituras de clássicos dos últimos 50 anos, a direção artística é de José Maria Magalhães, idealizador do Projeto Cordas do Paraná. Tal como os Clássicos do Rock, foi lançado também o Clássicos do Cinema que também é sucesso de críticas e de muita musicalidade.

    FALE CONOSCO!

    Por favor informe todos os campos

    REDES SOCIAIS E STREAMING

    Clique nos ícones abaixo e acompanhe nossos eventos e mais novas produções no facebook, instagram, youtube e spotify.

    Informações de contato

    To Top